- Newsletter da Nalk
- Posts
- Dose Diária de Inteligência Artificial #14
Dose Diária de Inteligência Artificial #14
Sua dose diária de conhecimento sobre I.A para quem não tem tempo de ler notícias.
Sua dose diária de novidades de Inteligência Artificial para quem não tem tempo de ler notícias!
Pequeno spoiler de hoje:
🔥 Ferramenta do dia: Veja se o candidato tem o match com sua vaga.
🍏 Apple e sua estratégia de IA: Mais uma aquisição pra conta
🔬 IA na medicina: Acelerando na luta contra o câncer
🎮 IA entra pra noite dos jogos: Uma IA que pode jogar com você
🚀 A primeira grande lei de IA do mundo: União Europeia bate o martelo
Vamos explorar como a IA está mudando o nosso mundo!
Ferramenta do dia
📋 IA de Análise de Currículo da Nalk - (Essa eu que desenvolvi) Dê o match da sua descrição de vaga com o currículo do candidato. (Link)
🚀 União Européia bate o martelo sobre IA
A Europa decidiu que é hora de colocar ordem na casa da Inteligência Artificial! O Parlamento Europeu acabou de aprovar a Lei de IA, o pacote de regras mais completo do mundo para a tecnologia de IA.
Alguns apps de IA, que fazem coisas como reconhecimento biométrico e facial em características sensíveis, pontuação social e IA que manipula comportamentos ou explora vulnerabilidades, agora estão oficialmente na lista do não-não.
A IA de alto risco, que dá as caras em infraestrutura, educação e emprego, vai ter que passar por uma série de obrigações pesadas, incluindo avaliação de risco, transparência e supervisão humana.
Tem gente de todos os lados da discussão dando pitaco. As empresas estão com a pulga atrás da orelha, preocupadas que essas regras possam deixá-las para trás na corrida global. E os defensores dos direitos estão dizendo que não é suficiente. As regras vão começar a valer aos poucos, algumas já nos primeiros seis meses depois que a lei começar a valer de verdade.
E por que isso é tão importante?
Bom, esse ato da UE se coloca como o padrão ouro para regulação, mas será que vai acabar atrapalhando as empresas de IA da Europa? Apesar das críticas, é uma jogada ousada que pode inspirar outros países a seguir o mesmo caminho e mudar o rumo da indústria de IA.
Opinião do Milagre: Se eu fosse um app de IA agora, estaria me sentindo um aluno que acabou de receber o boletim. A Europa tá falando sério! Mas, cá entre nós, será que não é um pouquinho de exagero? De um lado, temos a turma do "melhor prevenir do que remediar", e do outro, os que acham que tá rolando uma onda de superproteção.
🎮 IA da Google invade a noite de jogos
A Google DeepMind apresentou o SIMA, uma IA que não tá aqui pra ganhar, mas sim para jogar ao nosso lado. Treinado nos universos sem fim dos jogos de mundo aberto, o SIMA quer ser mais um no nosso grupo de jogo, sem causar estranhamento. Com mais de 600 habilidades e aumentando, o SIMA promete revolucionar o papel da IA nos games.
Bora para os detalhes
A DeepMind da Google mergulhou de cabeça no universo gamer com o SIMA, trazendo um companheiro de jogos pra lá de humano. Ainda em fase de pesquisa, essa IA já está se familiarizando com títulos populares como No Man's Sky e Goat Simulator, usando reconhecimento de linguagem natural e de imagens para entender e interagir nos ambientes tridimensionais dos jogos.
O SIMA tá aqui para colaborar, aprendendo com a gente e o nosso jeito de jogar para prever ações e contribuir de forma significativa para a experiência gaming. Essa iniciativa não só abre novas portas para como a IA pode turbinar nossas aventuras nos jogos, mas também mostra o potencial de uma integração de IA mais interativa e imersiva na tecnologia do dia a dia.
Opinião do Milagre: Imagina só, você tá lá, desbravando galáxias ou construindo impérios, e ao seu lado, um parceiro de IA que realmente entende o esquema do jogo. A DeepMind tá querendo levar a parada para outro nível, hein? Só espero que o SIMA não comece a julgar meus skills no jogo... Afinal, já basta a pressão do meu time!
🍏 Apple continua sua estratégia com uma nova aquisição de Startup de IA
E a Apple, hein? Sem fazer alarde, agarrou a startup canadense de IA, DarwinAI, jogando mais lenha na fogueira para o seu próximo grande lançamento: a atualização do iOS 18, que promete sacudir o mundo da IA generativa ainda este ano.
A Apple colocou a DarwinAI no bolso mais cedo este ano, trazendo uma galera da startup para a sua divisão de IA. O que a DarwinAI tem de especial? Bom, eles são feras em tecnologia de inspeção visual na manufatura e têm uma pegada forte em tornar os sistemas de IA mais leves e rápidos.
E o que o chefão Tim Cook tem a dizer sobre isso? Que a Apple vai "quebrar a banca" em IA, com planos de adicionar funções de IA generativa no iOS 18 que está chegando.
A Apple sempre foi de andar no seu ritmo, meio por fora da correria da IA, mas essas movimentações mostram que a empresa está com a mão na massa, cozinhando algo em segredo. E com o evento WWDC da Apple em junho, parece que estamos prestes a ver alguns fogos de artifício de IA.
Opinião do Milagre: Se a IA fosse uma corrida de revezamento, a Apple acabou de pegar o bastão e acelerar. A DarwinAI que se segure, porque agora faz parte do esquadrão secreto da Apple que, ao que tudo indica, está prestes a lançar um feitiço de IA no iOS 18.
🔬 IA na luta contra o câncer
Vamos falar de coisa boa? Não, não é a TekPix. É algo ainda melhor: a IA que está revolucionando o rastreamento do câncer!
Preste atenção porque isso aqui é de cair o queixo:
Cientistas desenvolveram uma ferramenta de IA chamada Path-BigBird. Não, ela não veio da Vila Sésamo, mas é igualmente genial! Essa ferramenta consegue analisar milhões de relatórios de patologia do câncer, agilizando e tornando mais precisas as tendências de acompanhamento dessa doença.
Treinada com dados de 2,7 milhões de relatórios de patologia coletados por registros de câncer, a Path-BigBird está mostrando como se faz, superando métodos tradicionais na identificação de detalhes cruciais, incluindo o tipo de câncer e sua localização.
E aqui vem o melhor: ela tem o potencial de reduzir significativamente o atraso de dois anos entre a incidência de câncer e o relatório nacional.
Por que isso importa?
As ferramentas de IA, como a Path-BigBird, podem revolucionar a forma como os cientistas monitoram e respondem às tendências do câncer. Isso significa identificar comunidades de alto risco mais cedo, acelerar a prevenção direcionada e o tratamento.
Em outras palavras, a IA está colocando o câncer no seu devido lugar: sob controle.
Opinião do Milagre: Se a IA fosse um super-herói, Path-BigBird seria a Capitã Marvel dela. Sabe aquela história de "um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade"? Pois é, Path-BigBird tá mais para um salto quântico na luta contra o câncer. E a gente aqui, só de plateia, torcendo e aplaudindo cada avanço.
Opa, tudo certo por aí?
É um prazer imenso ter você aqui com a gente na nossa newsletter!
Se em algum momento quiser conversar com nosso time pra conhecer a plataforma de dados e inteligência artificial pra marketing e vendas da Nalk, pode chamar direto no Whatsapp clicando neste link, beleza?
Bora pra cima! 🚀