Dose Diária de Inteligência Artificial #43

Sua dose diária de conhecimento sobre I.A para quem não tem tempo de ler notícias.

Sua dose diária de novidades de Inteligência Artificial para quem não tem tempo de ler notícias!

Pequeno spoiler de hoje: 

🔥 Ferramenta do dia: Edite o áudio de forma automática com essa IA
🍏 Apple revela: o OpenELM para IA em dispositivos
🤖 Elon Musk redefine a Tesla: agora é uma empresa de IA
🧬 Moderna expande parceria: com a OpenAI
📱 Rabbit R1: O gadget de IA que promete

Vamos explorar como a IA está mudando o nosso mundo!

Ferramenta do dia

🎤 CleanVoice App - Edite as pausas de respiração e os espaços sem fala. (Link)

🤖 Elon Musk: "Tesla é uma empresa de IA"

Elon Musk trouxe novidades sobre os robôs autônomos Optimus da Tesla durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2024, declarando que a Tesla deve ser vista como uma empresa de IA ou robótica, e não como uma fabricante de automóveis.

Musk afirmou acreditar que o Optimus será "mais valioso do que tudo combinado". Ele revelou que o Optimus deverá realizar "tarefas úteis" nas fábricas da Tesla até o final do ano e será vendido externamente até o final de 2025.

Um novo gráfico posicionou o Optimus no topo do ecossistema da Tesla, indicando que os robôs representarão "a maioria" do valor de longo prazo da empresa.

As ações da Tesla subiram após a teleconferência, apesar de não terem atingido as expectativas de lucros.

Opinião do Milagre: Enquanto o mundo vê a Tesla e pensa em carrões, Elon Musk está jogando xadrez em 4D com robôs e IA. Essas atualizações sobre o Optimus mostram que o foco tá lá no futuro, com o robô "quase gente" no centro dos planos futuristas do Musk. Será que vem aí o Iron Man da vida real? Vamos de olho!

🍏 Apple apresenta OpenELM para IA em dispositivos

A Apple acabou de lançar silenciosamente o OpenELM, uma família de modelos de linguagem pequenos e de código aberto, projetados para funcionar com eficiência em dispositivos como iPhones e Macs.

O OpenELM é composto por oito modelos com quatro diferentes tamanhos de parâmetros (270M, 450M, 1.1B e 3B), todos treinados com conjuntos de dados públicos. Esses modelos são otimizados para uso em dispositivos, permitindo que tarefas impulsionadas por IA sejam realizadas sem depender de servidores em nuvem.

O OpenELM tem um desempenho levemente superior a modelos open-source comparáveis como o OLMo, apesar de exigir metade dos dados para treinamento.

Também foi liberado o CoreNet, a biblioteca usada para treinar o OpenELM, que permite 'inferência eficiente e ajuste fino em dispositivos da Apple'.

Opinião do Milagre: Enquanto todos estão brincando de modelo pequeno, a Apple manda ver com o OpenELM e dá um passinho ninja rumo à dominação de IA nos gadgets que amamos. Além disso, soltar o código fonte? Que fase, Apple! Será que o segredo agora é coisa do passado? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos no WWDC!

🧬 Moderna e OpenAI: parceria expandida

A gigante biotecnológica Moderna anunciou a expansão de sua parceria com a OpenAI para integrar IA em toda a organização, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de tratamentos revolucionários com mRNA.

As GPTs personalizadas da Moderna lidam com tarefas desde prever doses ótimas de medicamentos até branding e comunicação interna.

A empresa registrou a criação de 750 GPTs e 120 conversas por ChatGPT por usuário da empresa por semana.

O CEO Stephane Bancel disse que a Moderna pretende "redesenhar todos os processos de negócios" com IA, permitindo que a equipe de 3.000 pessoas atue como se fossem 100.000.

Opinião do Milagre: Enquanto o pessoal ainda está tentando entender como usar o ChatGPT para não passar vergonha nos grupos do zap, a Moderna já está redesenhando a biotecnologia! Essa parceria com a OpenAI é tipo café com leite condensado: parece que não vai dar certo, mas quando dá, meu amigo, é sucesso garantido! Imagina só, uma equipe de 3.000 batendo como 100.000? Isso sim é que é upgrade!

📱 Rabbit R1: O Gadget que Promete Revolucionar

O Rabbit R1, uma novidade apresentada na CES deste ano, promete inovar a interação com dispositivos inteligentes. O gadget da Rabbit, projetado pela Teenage Engineering, é pequeno, colorido e visa tornar as tarefas diárias mais rápidas sem precisar tirar o smartphone do bolso.

O Rabbit R1 é integrado com a tecnologia da Perplexity AI, oferecendo respostas precisas e em tempo real às consultas dos usuários.
Com um preço de US$ 200, o dispositivo não tem taxa de assinatura mensal e os primeiros 100.000 compradores ganham um ano do Perplexity Pro gratuitamente.

Além de buscar informações na web, o Rabbit R1 pode interagir com apps comuns de uma forma mais humana, usando modelos de IA para operar interfaces de usuário como se fosse um humano fazendo isso.

Opinião do Milagre: Imagina que loucura: um gadget que você só fala o que precisa e ele já resolve tudo pra você, sem dedos, sem telas complicadas. O Rabbit R1 parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica! Resta saber se vai pegar ou se vai ser só mais uma promessa futurista. Será que vamos substituir nossos smartphones por um quadrado colorido que fala?

Opa, tudo certo por aí?

É um prazer imenso ter você aqui com a gente na nossa newsletter!

Se em algum momento quiser conversar com nosso time pra conhecer a plataforma de dados e inteligência artificial pra marketing e vendas da Nalk, pode chamar direto no Whatsapp clicando neste link, beleza?

Bora pra cima! 🚀